Geração Prateada
Como entrar no Mindset desse consumidor? Como ele pensa? O que ele quer para seu futuro? Essas são perguntas que estão sendo estudadas com cautela pelo mundo dos negócios, já que essa população está em franco crescimento com uma expectativa de ser até 2050 em torno de 68 milhões de pessoas no Mundo.
Devido a baixa taxa de natalidade e um aumento exponencial da longevidade estão indo por terra o estereótipo dos vovôs que só ficam em casa sentados em suas cadeiras de balanço, tomando chá e remédios e lendo o jornal ou assistindo as novelas. As pessoas estão buscando aproveitar esta fase da vida com muita atividade, cursando novas profissões, empreendendo, viajando, indo atrás de novas experiências.
O fato de estarmos vivendo mais é algo novo, tanto para a ciência como para os negócios, uma verdadeira Tsunami de Prateados está solta por aí querendo consumir e fazendo com que paradigmas sejam quebrados e que a indústria se reinvente com urgência, porque eles não querem mais ser tratados como estorvos.
Conforme o IBGE esse público já representa quase 20% de consumidores movimentando algo em torno de 1,6 trilhões de reais, daqui a uns 30 anos o Brasil será 6° país com a maior população acima dos 60 anos.
A maior reclamação desse público é a falta de produtos e serviços que atendam às suas exigências, reclamam que as marcas não se preocupam com eles e que, devido a isso não tem vínculos afetivos, e não são fiéis a marcas e pontos de vendas, quase 52% dos acima de 60 anos pensam assim e esse número cresce para 74% quando passam do 75 anos. Por isso a indústria tem que estar atenta a produzir algo mais alegre, emotivo e que dê prazer ao ser usado, como roupas mais coloridas, comidas mais saborosas e adequadas, acessibilidade tanto física quanto Digital.
Queremos como Terceira Idade Digital poder empreender, aprender, ensinar e ainda nos divertir, sem termos que ser excluídos do mercado de trabalho porque nos atrevemos a viver mais.
Fonte:https://www.consumidormoderno.com.br