As cores e o Marketing
Segundo estudo de Satyendra Singh da Universidad de Winneepeg, cerca de 62 a 90% da avaliação de um produto que as pessoas interagem é baseada apenas nas cores.
A psicologia das cores é usada por diversos tipos de profissionais para que possam prover diversos tipos de sensações através das sensações cromáticas, com a promessa que cada cor possa gerar emoções especificas.
Acreditando no poder persuasivo das cores a indústria utiliza cada vez mais esse elemento visual nos seus produtos, visando uma influência positiva nos seus consumidores.
As cores podem expressar valores opostos dependendo do contexto ou da sua cultura, a devida aplicação deve sempre levar em conta o contexto cultural e a experiência de seu usuário sempre.
Por ser um assunto muito extenso e complexo só irei dar uma pincela sobre cada cor e seu significado começando pela cor:
Azul - é a cor preferida tanto por homens como mulheres, essa cor transmite confiança, segurança, verdade e intelectualidade é usada para anunciar que seus produtos e serviços são confiáveis. A Ford a IBM e a Nokia usam essa cor.
Vermelha - é a cor da paixão mas também da guerra, por ser vibrante ela remete ao amor carnal mas também o Divino. Significa Emoção, amor, sedução, alegria, coragem e movimento. O setor de alimentos gosta muito de usar essa cor nas suas embalagens ou como detalhe nos restaurantes já que estimula a fome e o consumo. A Coca Cola, Puma e Santander usam essa cor.
Amarela - Remete a felicidade, otimismo, e também como alerta, já que é usada no mundo todo em placas de atenção aliada ao preto, quando puxada para o dourado remete a riqueza. É muito usada em projetos que requerem atenção, quando usada junto com o vermelho estimula o consumo.Ferrari, Nikon e Shell usam essa cor.
Verde - por ser uma cor intermediaria é considerada uma cor agradável, pois remete a vida, fertilidade, ao crescimento e a saúde. Muito usada em projetos que requerem harmonia, equilíbrio e suavidade. A marcas como Heinneken, ticTac e Lacoste usam essa cor.
Violeta ou lilás - por ser a cor mais rara da natureza ela simboliza os opostos, pode representar desde o Luxo e o poder como recato e penitência, por estar ligada ao poder é muito usado em produtos que remetem ao luxo, mas também representam o cuidado ao Idoso, já que é usada como simbolo de combate a violência a pessoa idosa. Também é a cora da Sabedoria e do imaginário. O Yahho, Vivo e Dedex usam essa cor.